terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Ushuaia

           Ushuaia, também conhecida como o fim do mundo, é a cidade mais austral do planeta, ou seja, mais ao sul e próxima da Antártica. Quando você visita Ushuaia, está apenas a 800 km da Antártica e a 3.600 km de Buenos Aires. Localizada na Ilha da Terra do Fogo, faz parte da região da Patagônia.

          A cidade foi criada em 1894 e começou como uma colônia penal, composta basicamente de presos, carcerários e suas famílias. Os próprios presos iniciaram a construção da cidade, como o trem que liga a cidade ao bosque. Na época, utilizado para trazer lenha e hoje uma das principais atrações turísticas da cidade. O passeio dura por volta de 1h30 e é muito agradável, fizemos uma parada para fotos. 
Parada no trem do fim do mundo


          Após andar com o trem, sugiro que se faça um passeio no Parque Nacional da Terra do Fogo, estava com um grupo de 10 pessoas e já fomos direto conhecer o Parque. Com lagos de águas cristalinas e muita floresta o parque faz divisa com Chile e é um prato cheio aos amantes de trekking e camping.  


                                               Nosso Guia Hernan explicando sobre a história 
                                                     do parque e seus primeiros habitantes.

                                                         Chile do outro lado do lago.

         Com um visual deslumbrante de Floresta, mar e montanha juntos a cidade compõe um belo cartão postal, tanto no verão quanto no inverno.

        Outro atração imperdível é fazer o passeio de barco pelo canal de Beagle, canal que atravessa a cidade. Muitas empresas fazem esse passeio, escolhemos o turno da manhã que começa às 09:00 da manhã e terminam por volta das 14:30. Embarcamos em barcos tipo catamarãs, bem equipados, com um bom nível de conforto. A navegação é bem tranquila pelo canal e o barco faz várias paradas para o público tirar fotos e admirar muitos pássaros, pinguins e leões marinhos, é incrível. 


          A temperatura média anual não passa de 6 ˚C, por isso,  a maioria das pessoas que não se interessam em esportes de inverno visitam a cidade no verão, já que no inverno a temperatura pode chegar até -20 ˚C. O Verão é a alta temporada para quem quer visitar a cidade, parques, canais, e fazer caminhadas. Já o público que visita a cidade nos meses de Junho, Julho e Agosto estão mais focados nos esportes de inverno.         A estação de esqui de Cerro Castor é considerada uma das estações mais exclusivas da Argentina hoje em dia.

         Ao longo do ano muitos navios transatlânticos param com frequência para visitar a cidade também, no meu último dia na cidade aportou um navio que vinha de algum lugar do oriente cheio de Japoneses. 


          Quem for ao Ushuaia recomendo que fique na Avenida Central da cidade, a San Martin,  lá estão os principais restaurantes, lojas e hotéis, quem ficar ali dificilmente vai precisar usar taxí. Como a cidade é pequena e durante o dia bem vazia e sem nada para fazer, acho bem interessante já ir com os passeios programados e comprados, já que a maioria das atividades, normalmente, não dura o dia todo. Fim do dia sempre vai sobrar tempo para se divertir nas lojas, fazer uma boa refeição e visitar algumas atrações culturais como o Museu do Presídio e o teleférico localizado pertinho do centro – 15 minutos de carro.


         Eu adorei ter visitado a cidade, fiquei lá três dias e depois fui para El Calafate, onde fui visitar os enormes Glaciais, será a próxima coluna. 

Centollas

Segue abaixo algumas dicas:

Como chegar: a melhor rota é vir por Buenos Aires, aproximadamente 3h15 de voo de Buenos Aires.

Moeda: Diferente de Buenos Aires que o Real é bem valorizado, lá eles pagam muito mal pela moeda Brasileira, então providencie  o Peso antes de chegar lá.

Clima: Mesmo no verão, é indispensável ir muito bem agasalhado, pois além da baixa temperatura, o vento existente abaixa a sensação térmica. Não deixe de levar os casacos impermeáveis.

Gastronomia: Não deixe a cidade sem tomar os vinhos da região e sem comer a famosas centollas, você pode escolher ela ainda viva qual você quer e em 20 minutos elas estão prontas na sua mesa. 

Beijos e até o próximo post - Mariana Paraiso
11 de Fevereiro de 2014
www.paraisoviagens.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário